terça-feira, 22 de julho de 2014

Como escrever unidades de capacidade de armazenamento

Um bit (binary digit) é a menor informação armazenada num computador.
Um conjunto de oito bits forma um byte e um conjunto de 1024 bytes forma um Kilobyte (ou Kbyte).

Um conjunto de 1024 Kbytes (KB) forma um Megabyte (MB) e um conjunto de 1024 Megabytes forma um Gigabyte (GB). Os próximos múltiplos são o Terabyte (1024 Gibabytes, TB) e o Petabyte (1024 Terabytes, PB).
O número 1024 foi escolhido pois é a potência de 2 mais próxima de 1000.

Note que as abreviaturas são sempre com o B maiúsculo, porque ele indica bytes.
Quando a abreviatura tem o b minúsculo, refere-se a bits.

Portanto, KB = Kilobytes e Kb = Kilobits, MB = Megabytes e Mb = Megabits.

Parece bobagem, mas não é.
Na hora de comprar, pode-se levar gato por lebre e na hora de vender, pode-se estar praticando propaganda enganosa, sem saber.

Quando compramos uma placa de rede de "100 megabits" estamos levando uma placa que transmite 12.5 megabytes por segundo, pois cada byte tem 8 bits.
Quando anunciamos que estamos vendendo uma "placa de rede de 100 MB" estamos dizendo erroneamente que a placa trabalha a 800 megabits e não a 100.

Portanto, antes de utilizar essas abreviaturas, lembre-se disso.

É normal as pessoas confundirem também a velocidade da Internet, só que nesse caso, elas confundem as medidas porque, por questões de marketing, as operadoras anunciam suas velocidades em bits.

Quando a operadora oferece um plano de 10 mega, por exemplo, ela omite a unidade, que é sempre em bits e não em bytes. O correto seria informar que o plano é de 10 megabits. Nós, consumidores, acreditamos que as conexões são em megabytes, mas na verdade as velocidades contratadas são oito vezes menores, justamente porque um megabit é oito vezes menos que um megabyte.

Portanto, antes de brigar com sua operadora, para calcular a real velocidade da sua conexão, divida a velocidade contratada (Mbps - megabits por segundo) por 8, par obter a velocidade em megabytes (MB).
Se contratou um plano de 10 mega, você vai ficar frustrado em saber que sua velocidade máxima é na verdade de 1,25 MB por segundo.

Fontes: 
http://www.tecmundo.com.br/banda-larga/32749-megabit-x-megabyte-qual-a-real-velocidade-da-minha-conexao-.htm

0 comentários:

Postar um comentário