quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cuidado ao gerar ou imprimir boletos no seu computador

Um novo vírus, surgido recentemente, tem um comportamento que tem chamado a atenção: ele modifica códigos de barra de boletos gerados ou visualizados no computador infectado.

Classificado como um malware, o programa malicioso altera o destino dos pagamentos sem que se perceba. Você paga o boleto e o dinheiro vai para outra conta.

Além de apagar algumas barras do código de barras, ele altera a linha digitável (aquela sequência de números que digitamos quando pagamos sem um leitor de código de barras) para uma sequência que contém um outro número de conta diferente do favorecido do boleto.

Ao fazer o pagamento pela Internet, com a digitação da linha digitável modificada pelo vírus, ou mesmo se o pagamento for efetuado numa agência bancária, onde a leitura do código de barras não vai funcionar no leitor (porque algumas barras foram apagadas) e o caixa será obrigado a digitar a linha digitável alterada, o crédito relativo ao boleto entrará numa conta diferente daquela que deveria receber o dinheiro - provavelmente a conta do criminoso criador do vírus. 

Note que o valor do boleto, vencimento e logotipo do banco não são alterados, para que não se perceba a fraude facilmente.

Veja o exemplo extraído do site adrenaline.uol.com.br:




Na hora de pagar uma conta pela Internet, com um boleto gerado num site, verifique sempre:

1) Se o código de barras apresenta falhas, como no exemplo acima (espaços em branco entre as barras); se apresentar, não pague.
Entre em contato com o cedente e solicite a emissão de um novo ou emita outro boleto em outro computador, tendo a precaução de compará-lo ao falso; se o novo boleto for idêntico, o outro computador também tem o vírus.

2) Se o código do banco no boleto coincide com o banco do logotipo.
No exemplo acima - boleto com o logo do Itaú - consta logo à direita o código 033 que é na verdade o código do Banco Santander. Para saber o código de cada banco, consulte o site da Febraban, clicando aqui. Note que esse número foi modificado pelo vírus e que também a linha digitável (sequência de vários números separados por pontos logo à direita também foi - inicia por 033).

3) Se quem vai receber o crédito é realmente que você espera.
Pagamentos pela Internet (netbanking) ou na boca do caixa sempre mostram o nome do cedente antes da confirmação. Pouca gente percebe e confere isso.
É a forma mais segura de ter certeza de que o boleto não foi modificado.
Só confirme o pagamento depois de conferir todas as informações possíveis.

Leia mais:
Vírus é capaz de alterar boletos gerados na web e desviar os pagamentos

Informação recebida de Oberdan Francisco Storelli em 24/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário