quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Asteróide vai passar perto da Terra hoje, às 22 horas

Seguindo a onda sensacionalista do 21 de dezembro passado (fim do mundo que não aconteceu), acabo de receber um e-mail informando que os astrônomos estão alertando para a aproximação do asteróide Apophis com a Terra, que deve acontecer... hoje às 22 horas (horário de Brasília)!

Uma tremenda sacanagem, por sinal, porque faltam pouco menos de quatro horas e eu nem fiz backup do meu HD!

Diz o e-mail que estima-se que o Apophis, que recebeu o nome do deus egípcio da escuridão, tenha 270 metros de diâmetro, cerca de três vezes o tamanho de um campo de futebol.
Um detalhe: ele vai passar a 14,5 milhões de quilômetros de distância (36 vezes a distância entre a Lua e a Terra).

Em 2029, ele vai passar ainda mais perto da Terra do que nesta quarta-feira, a apenas 30 mil quilômetros de distância. Em comparação, imagine que a distância entre a Lua e a Terra é de 385 mil quilômetros e os satélites de comunicação orbitam a 36 quilômetros de distância da Terra.

Não adianta ficar olhando pela janela porque o asteróide não estará visível a olho nu e nem poderá ser visto por um telescópio amador.

Conclusão: o alerta é coisa de gente que não tem o que fazer!

Se você for um deles e quiser acompanhar a passagem do Apophis, acesse o site Slooh, que transmitirá o evento a partir das 22h (horário de Brasília) em inglês.

Para saber mais, clique aqui.

E-mail de alerta do fim do mundo recebido de Flávio Peres, em 09/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário