sábado, 29 de dezembro de 2012

Uma pirâmide para a saúde

A elaboração de um cardápio diário deve ser inspirada na
Pirâmide Alimentar.

A Pirâmide Alimentar é uma representação gráfica de oito grupos de alimentos.

Está baseada no fato de que cada um dos grupos fornece diferentes nutrientes que devem ser consumidos diariamente e de que uma alimentação balanceada considera o consumo de porções de alimentos pertencentes aos diferentes grupos.

Ela deve ser utilizada como instrumento para orientação nutricional, respeitando-se os hábitos alimentares de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, independente da região onde vivam.


Grupo dos cereais, pães, raízes, tubérculos e massas
É a base da pirâmide. São alimentos ricos em carboidratos e a principal fonte das energias que necessitamos.

Grupo das hortaliças e verduras
O segundo grupo é formado pelos alimentos chamados reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Grupo das frutas
A mais importante função deste grupo é fornecer vitaminas, sais minerais, fibras e água, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas.

Grupo dos leites e derivados
Neste grupo estão os alimentos ricos em cálcio, responsáveis pela saúde dos ossos e fontes de proteína. Entre os produtos deste grupo, é importante escolher os alimentos com menor quantidade de gordura.

Grupo das carnes e ovos
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. Ao preparar as carnes, prefira as assadas, cozidas ou grelhadas.

Grupo das leguminosas
Sua principal função é fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais com funções antioxidantes. O consumo desse grupo de alimentos, nas proporções recomendadas, proporciona calorias por meio do colesterol bom, sem prejudicar a saúde, além de proteínas específicas, como a Isoflavona, que é encontrada na soja e ajuda a prevenir algumas doenças.

Grupo dos óleos e gorduras
Este grupo é constituído por alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol; são importantes por transportarem as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidos em pequenas quantidades e deve-se dar preferência às gorduras de origem vegetal.

Grupo dos açúcares e doces
Os açúcares são fontes de energia, que provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação, pois, em excesso, aumentam o risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes.

É importante que a Pirâmide Alimentar seja sempre avaliada e adaptada em função dos objetivos a que se destina e respeite, ao balancear as refeições, a disponibilidade de alimentos, os hábitos alimentares regionais, mas principalmente a orientação médica para aqueles que possuem algum tipo de restrição alimentar. Neste caso, somente um profissional estará habilitado a restringir ou aumentar as porções consideradas ideais.

Combinando uma alimentação equilibrada a um peso saudável e exercícios moderados, sempre indicados por um profissional de saúde, o seu corpo agradecerá!

Enviado por Flávio Peres em 28/12/2012.

0 comentários:

Postar um comentário