sábado, 1 de dezembro de 2012

Lâmpadas fluorescentes podem fazer mal à saúde

Substituir as lâmpadas incandescentes (com filamento) pelas lâmpadas fluorescentes (também conhecidas como eletrônicas ou lâmpadas frias) é uma excelente forma para se economizar energia.

Além disso, essas lâmpadas são mais bonitas, iluminam mais e aquecem bem menos, reduzindo riscos de incêndio.

Mas atenção: elas podem representar um risco à nossa saúde quando se quebram!

O Ministério da Saúde Britânico emitiu aviso onde informa que este tipo de lâmpadas, chamadas de poupadoras de energia ou lâmpadas de baixa energia, quando se partem causam sério perigo!
Tanto que todos devem sair do local, pelo menos, durante 15 minutos, porque elas contém mercúrio (venenoso), que causa enxaqueca, desorientação, desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.

E a muitas pessoas, com alergias, afeta-lhes a condição de pele e ocasionam-se outras doenças graves apenas tocando esta substância ou inalando.

Aviso: O mercúrio é perigoso, até mais venenoso que o chumbo ou arsênio!

Dicas importantes:

Tire do ambiente crianças e animais de estimação e não permita que ninguém tenha contato com o material quebrado;

Abra portas e janelas, permitindo que o ambiente seja bem ventilado;

Limpe os cacos da lâmpada usando uma luva e coloque os restos em um saco plástico que possa ser selado. Use uma fita adesiva para recolher os pedaços que restaram em forma de pó e limpe os últimos resíduos que restarem com um papel toalha umedecido;

Não limpe os restos da lâmpada partida com o aspirador de pó, pois isso espalhará a contaminação para outros locais da casa quando utilizar-se o aspirador novamente;

Caso a lâmpada tenha se quebrado sobre a roupa de cama, por exemplo, ela deve ser descartada, e não lavada e reutilizada, devido à exposição ao mercúrio;

Procure um centro de reciclagem para descartar o material recolhido, informando do que se trata;

Se você cortar o dedo com os vestígios ou inalar o mercúrio, procure assistência médica.

Fontes:
tudobox.com
Comunidade Banco do Planeta

Mas atenção: Não se desespere!
Embora o mercúrio seja realmente tóxico, a quantidade liberada quando se quebra uma única lâmpada é muito pequena e não deve representar perigo à saúde; mas quando essa quantidade aumenta, também aumenta o risco de contaminação.
De qualquer modo, precaução nunca é demais!

0 comentários:

Postar um comentário