quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dicas para não exagerar nas festas de fim de ano

Passou o Natal e os dias seguintes são, na maioria das vezes, de muita ressaca e mal estar pela ingestão de muitos alimentos gordurosos e bebidas.

Na próxima semana, tem mais festas. E os exageros devem ser repetidos. Por isso, a nutricionista Carla Albuquerque dá algumas dicas para não ter mal estar e ficar bem hidratado.

Os cuidados com a alimentação devem ser constantes, mesmo em épocas comemorativas.

É preciso evitar alimentos muito gordurosos, misturar vários tipos de carnes e bebidas alcoólicas.

Com as crianças, a atenção deve ser redobrada, pois elas têm menos resistência que os adultos.

“Na hora de escolher as carnes, é preciso sobriedade e equilíbrio. O ideal é escolher carnes brancas por serem mais leves, como o chester, peru e bacalhau”, disse a nutricionista.

No entanto, aqueles que preferem carnes como o pernil suíno, podem comer sem problemas, mas alguns cuidados devem ser tomados, em especial na hora do preparo. “Antes de colocar o pernil suíno para assar, é preciso fervê-lo, pois se for levado direto ao forno, corre-se o risco de ingerir tênia. Com o cozimento, esse risco é eliminado”, explicou.

Ela ainda ressaltou que misturar diferentes tipos de carnes pode causar muito mal estar, pois o organismo tem dificuldades para digerir. O melhor é escolher, no máximo, dois tipos de carnes.

Outra dica é comer frutas, pois são mais leves e têm nutrientes necessários ao organismo e ainda podem ajudar na digestão.
“As castanhas em geral são muito consumidas nesse período e podem fornecer uma gordura mais saudável que a encontrada nas carnes e são ricas em ômega 3. Além disso, frutas secas ajudam na digestão por conterem muita fibra, que retém boa quantidade de gordura, evitando que sejam absorvidas pelo organismo.

Também não se deve abusar das bebidas alcoólicas, pois causam desidratação. O ideal é optar por bebidas mais saudáveis como sucos de frutas”, completou a nutricionista.

A dona de casa Maria Suzete Seiper, 52, disse que não se deixa levar pelas comemorações e evita exagerar. Ela prefere alimentos mais leves.
“Eu não costumo descuidar da alimentação, mesmo nessa época do ano. Prefiro frutas, castanhas, carnes brancas. Minha família prefere ficar mais a vontade com a comida. Mas eu me mantenho firme”, completou Maria.

Diet e Light – Na hora das compras é preciso atenção para não confundir diet com light. “Diets são alimentos com redução na quantidade de açúcar, feitos especialmente para pessoas diabéticas. No entanto, esses alimentos podem ter uma quantia considerável de gordura.

Já os alimentos lights são reduzidos em algum elemento como, por exemplo, sódio ou gordura, mas não necessariamente em açúcar”, finalizou a nutricionista.

Enviado por Flávio Peres em 26/12/2012.

0 comentários:

Postar um comentário