sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como se escreve: auto-falantes ou alto-falantes?

Caixas de som têm auto-falantes ou alto-falantes?

Alto e auto formam uma das tantas duplas de palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas diferentes no significado.

Alto é o contrário de baixo (homem alto, homem baixo; prédio alto, prédio baixo; "Ele fala alto", "Ele fala baixo").

Auto é outra história. Na verdade, auto pode ser uma palavra ou um prefixo (elemento que se antepõe a uma palavra, como o in de infeliz, o sub de subgerente).

A palavra auto pode significar "ato público, solenidade" ("O auto de assinatura do contrato") ou "registro escrito e autenticado de qualquer ato" (um auto de infração de trânsito, por exemplo).

Auto também pode ser um tipo de espetáculo teatral ou a redução da palavra automóvel ("Compre seu auto nesta loja"). É daí que vem a palavra composta auto escola.

Quando é prefixo, auto significa "por si próprio", "de si próprio". Quem mantém o autocontrole mantém o controle de si mesmo. Em alguns restaurantes, existe o autosserviço (é o próprio cliente que se serve).

Por fim, é preciso lembrar que nas caixas de som temos alto-falantes e não auto-falantes. O alto-falante fala alto, propaga o som. A grafia auto-falante está errada, por um motivo bem simples: ele não fala por si próprio, apenas propaga o som que recebe de outra fonte.

Fonte: Professor Pasquale, no Diário do Grande ABC

3 comentários:

Anônimo disse...

ajudou bastante
Obrigada

=)

Anônimo disse...

thank's

Unknown disse...

Melhor explicação que achei...muito bem!

Postar um comentário