segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Hino Nacional em ritmo de forró

Em janeiro de 1999, o Pirata (bar de Fortaleza famoso por sua noite de segundas-feiras) gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro.

Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o nosso Hino do jeito cearense e "cabra da peste".

Mesmo assim, antes de iniciar a divulgação, foi enviada a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via "nenhum desrespeito nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana e Pirata".

O Ministério Público Federal, porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de forró.

Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão em forró do Hino pelo Pirata na TV, rádio e shows ao vivo.

Todos os direitos autorais da versão em forró do Hino Nacional Brasileiro serão revertidos para as ações e projetos da Fundação Pirata Marinheiros.

Para baixar o Hino Nacional em ritmo de forró, clique no ícone abaixo.

Enviado por Normal Meneguelli em 08/08/2010.

0 comentários:

Postar um comentário