domingo, 6 de junho de 2010

Investigação, justiça e fim do bloqueio a Gaza

Caros amigos,
O mundo está abalado com o ataque de Israel à frota humanitária destinada a Gaza. Chegou a hora de uma investigação profunda e de acabar com o bloqueio a Gaza. Assine a petição global, depois repasse esta mensagem:

Assine agora!


O ataque mortal de Israel à frota de barcos humanitários que iam em direção a Gaza chocou o mundo.

Apesar de ter o direito de se defender, Israel abusou da sua força letal para defender um bloqueio vergonhoso a Gaza, onde dois terços das famílias mal podem garantir a próxima refeição. Governos, a ONU e organizações multilaterais repudiaram publicamente as ações de Israel, mas sem pressão popular, os líderes mundiais vão limitar sua resposta a meras palavras – como eles já fizeram tantas vezes.

Assine a petição demandando investigação, justiça e o fim imediato do bloqueio a Gaza – clique abaixo:

http://cdn.avaaz.org/po/gaza_flotilla/?vl

A petição será entregue às Nações Unidas e aos líderes mundiais, assim que alcançarmos 200.000 nomes. Uma petição massiva em um momento de crise como esse pode demonstrar aos que estão no poder que declarações e notas à imprensa não são suficientes – nós queremos ações concretas.

Vários países estão definindo suas estratégias diplomáticas agora mesmo, como a Turquia e o Egito. A União Européia debaterá suas relações comerciais e os Estados Unidos definirão a quantia de ajuda militar a Israel. Nossas vozes precisam chegar aos governantes globais: queremos a verdade, responsabilizar os culpados, cobrar Israel pelas violações do direito internacional e acabar com o bloqueio a Gaza.
Faça parte desta campanha, assine a petição abaixo:

http://cdn.avaaz.org/po/gaza_flotilla/?vl

Todos ainda compartilham o mesmo sonho: dois Estados livres e viáveis, Israel e Palestina, que possam viver em paz lado a lado. Mas o bloqueio a Gaza e a violência usada para defendê-lo, envenenam este sonho.

Um colunista israelense escreveu no jornal Ha’aretz, “Nós não estamos mais defendendo Israel. Nós estamos agora defendendo o bloqueio (a Gaza). O bloqueio por si só está se tornando o Vietnam de Israel.” Milhares de ativistas pela paz em Israel protestaram contra o ataque e o bloqueio, em passeatas desde Haifa até Tel Aviv e Jerusalém. O envio de tropas pesadas para atacar uma frota de navios humanitários em águas internacionais, foi um reação exagerada que causou mortes desnecessárias.

Não podemos trazê-los de volta. Mas talvez, juntos, nós possamos fazer deste momento trágico, um ponto de virada – se nós nos unirmos em um chamado de justiça inabalável e persistirmos no nosso sonho de paz.


Enviado por Lucia de Fátima Miranda em 02/06/2010.

0 comentários:

Postar um comentário