domingo, 30 de maio de 2010

Tempo seco prejudica a saúde

O outono é uma época gostosa para muitas pessoas que apreciam temperaturas amenas.

Mas apesar do clima ser considerado estável, a estação pode trazer uma série de problemas para a saúde. A baixa umidade do ar e temperaturas elevadas requerem cuidados especiais com a saúde.

Algumas consequências do tempo seco vão desde a ardência e ressecamento dos olhos, nariz e boca até o agravamento de doenças respiratórias.

Para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, veja estas dicas e aproveite o que o outono tem de melhor:

1. Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessária atenção especial com eles: incentive a ingestão de bastante água (aproximadamente dois litros ao dia), além de sucos naturais e água de coco.

2. É importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do momento de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos devem ser trocados por queijos brancos.

3. Dormir em local arejado e umedecido pode contribuir para uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores.

4. A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele e use sempre que possível um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.

5. Proteja-se da exposição ao sol no período das 10 às 17 horas.

6. Use roupas leves, principalmente em temperaturas mais elevadas.

7. Evite exposição prolongada aos efeitos dos aparelhos de ar condicionado.

Extraído do jornal 100% bairro, edição 527, maio de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário