sexta-feira, 7 de maio de 2010

Roubo de ovos de tartaruga às margens do Solimões

Circula pela web um e-mail com o título "Ajude a divulgar esse absurdo" mostrando fotos do roubo de ovos de tartarugas nas margens do Rio Solimões.

Há até versões acompanhadas de um quadro de repúdio de autoria do deputado federal pelo PPS pernambucano Raul Jungmann, que foi ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, como mostro abaixo:

O e-mail diz: “Veja o que acontece na margem esquerda do Rio Solimões! Favor difundir - roubam os ovos das tartarugas para vender!”. Logo abaixo há diversas imagens de tartarugas numa praia e de pessoas recolhendo os ovos e colocando-os em grandes sacos.

À primeira vista, chama a atenção que a praia retratada não é fluvial, e sim marítima, já que em algumas das imagens é possível ver ondas grandes.

Um olhar mais atento revela ainda que um dos sacos carregados pelos supostos “ladrões de ovos” da Amazônia tem inscrição em espanhol.

A origem verdadeira das fotografias é um jornal da Costa Rica chamado “Al Día”. Por telefone, a jornalista Paula Chinchilla, funcionária do diário, confirmou que as imagens foram feitas por um colega seu na praia de Ostional (clique aqui para acessar a galeria de fotos original na página do jornal).

A coleta de ovos de tartaruga no local, segundo "Al Día", é autorizada e não prejudica a reprodução dos animais. De um total de 6 milhões de ovos postos pelos quelônios, 450 mil são coletados pelos moradores, afirma o jornal.

A falsa mensagem dizendo que se trata de um fato ocorrido no Rio Solimões aparentemente é uma versão abrasileirada de um correio em inglês denunciando o "roubo" na Costa Rica, também falso, já que a coleta de ovos mostrada não é clandestina.

O deputado, que tentou chamar a atenção ao se aproveitar da situação, acabou pagando um mico e tanto. Assim que foi avisado, tratou de tirar a informação falsa do seu site e de publicar uma nota desculpando-se pela gafe (leia aqui).

Por isso, volto a repetir o que já falei inúmeras vezes neste blog:
Não acredite em nada que recebe por e-mail, nem repasse as informações pedindo aos amigos para repassá-las sem antes certificar-se da sua veracidade.
Se não for possível isso e a informação lhe parecer de extrema utilidade pública, repasse informando aos destinatários que recebeu de alguém e que não sabe se é verdade.

Fontes:

1 comentários:

Silvio Gualtieri disse...

Tem gente entrando lá no site do deputado pra avisar sobre essa irresponsabilidade e ele não tá nem aí, não tira a notícia do ar. Quer dizer, assim ele dá o próprio aval a uma enorme mentira. Isso é o que então, politicagem? Ele, como parlamentar tinha que dar um exemplo mínimo de cidadania e não contribuir para desinformar as pessoas que, algumas por inocência e outras por má-fé, ficam repassando esses emails, sabe-se lá com que intenções. Concordo inteiramente com você, Bruno, temos que ficar atentos sempre. Parabéns!!!

Postar um comentário