sexta-feira, 21 de maio de 2010

Remédio para a tosse: Vick Vaporub nos pés

Um e-mail recebido hoje nos fala da ação desse medicamento sobre a tosse noturna.

Leia:

"VICK VAPORUB NOS PÉS - É BOM SABER
Durante uma conferência sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés podem absorver os óleos.
O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e aos 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca!
Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, desde lábios machucados até dedos dos pés inflamados e muitas outras partes da pele.
Mas nunca tínhamos escutado sobre isto.

E acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz, apesar dos cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de como isso acontece.
Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias. Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e dará muitas horas de alivio.

Funciona 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças. Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente.
É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem a noite.
Se você tem filhos, netos ou amigos idosos, repasse esta mensagem.

E se estiver com tosse forte, comprove em você mesmo e ficará maravilhado quando ver e sentir como funciona!"

Enviado por Fábio Adriano Padilha em 21/05/2010.

Será mesmo verdade?

Em primeiro lugar, tenha em mente que, quando se trata de medicamentos, sempre deve-se consultar um médico antes de adotar o uso.
A automedicação pode ser fatal.
No próprio site da Procter & Gamble, fabricante do Vick Vaporub há um alerta para o uso do produto:
"Contra-indicado para crianças menores de 2 anos.
Para crianças entre 2 a 6 anos, consulte o seu médico.
Somente para uso externo e inalação.
Não ingira nem coloque dentro das narinas.".

Em segundo lugar, encontrei no site Farsas da Web essa resposta da Procter & Gamble a um e-mail enviado pelo próprio site, questionando sobre essa mesma mensagem:
"Primeiramente informamos que, os principais componentes de Vick Vaporub são o Mentol e a Cânfora.
O Mentol age como um descongestionante sobre a mucosa nasal inflamada, reduzindo as secreções das glândulas nesta região. Esta ação desentope as vias nasais e possibilita uma respiração mais livre e tranquila. A cânfora, aliada ao Mentol e ao Óleo de Eucalipto, transforma-se num seguro e eficaz antitussivo tópico.
Assim, quando Vick Vaporub é aplicado no peito, costas e pescoço, ele libera vapores que, ao serem inalados, reduzem a freqüência e intensidade da tosse. Além disso, o Mentol e a Cânfora são rubefacientes, ou seja, provocam a sensação de calor ao serem friccionados no corpo, resultando numa ação analgésica suave que reduz o mal-estar muscular associado à gripe.
Sobre seu questionamento esclarecemos que, recebemos diversos relatos dos nossos consumidores quanto aos diferentes usos que eles fazem de Vick Vaporub.
Entretanto, alertamos que não possuímos estudos que comprovem quaisquer outros possíveis benefícios do produto e não podemos recomendá-lo para outras finalidades que não sejam especificamente as mencionadas no rótulo da embalagem.
De acordo com determinação do Ministério da Saúde, os benefícios que, mesmo sendo reais, não possuam embasamento em trabalhos técnicos registrados no referido órgão, não poderão constar do texto da embalagem e tampouco ser divulgados pela empresa fabricante.
Esperamos ter esclarecido a questão apresentada. Mais uma vez agradecemos seu contato. Nossa Central de Atendimento permanece à sua inteira disposição caso volte a precisar. Teremos sempre o maior prazer em atendê-lo.

Atenciosamente,
Érika Silva
DISC P&G
P&G. Melhorando a vida, perto de você."

Leia mais em:

Conclusão:
Não há comprovação científica do fato. É mais uma mentira da web.
A aplicação fica por sua conta e risco, embora o uso externo, nesse caso, não deva representar nenhum perigo.
Quanto à eficácia, é bastante duvidosa...

3 comentários:

Ioshiko Nobukini disse...

Mas, olhe, se eu estivesse tossindo, experimentaria, afinal, é para uso externo! Mentol, cânfora e eucalipto são bons produtos para tosse!
Para ver se nos pés funcionam! Ou, não funcionam! Se alguém dissesse para fazer uso interno, tomar, aí, sim, seria temerário.
Tem tantos medicamentos aprovados pela ANVISA que estão matando gente, só depois que morrem umas 20 pessoas, eles tiram do mercado, na verdade usaram pessoas como cobaias, ninguém se deu conta disso?
Eu já fui parar no Pronto Socorro por causa de remédios receitados por médicos , aprovados pela ANVISA!
Faz anos que não faço tratamento médico convencional. E não vou a médicos que acabo discutindo com eles! Só tem uma médica, que, depois de muita relutância, está aceitando o meu modo de cuidar da saúde, porque viu resultados.
Médicos só para fazer pedidos de exame, do resto venho cuidando eu!
Você sabe que a dengue "era" uma doença benigna? A pessoa passava mal, tinha febre, diarréia e vômitos, mas no final sarava? Que começaram a morrer por dengue depois que começaram a tomar paracetamol?
Lógico que é preciso ter conhecimento e bom senso. Sabe que outro dia, estava com pedreiro em casa, fazia muito calor e eu numa correria daquelas. A minha empregada errou no sal, esqueci de dizer, no outro dia, ela salgou de novo, na pressa acabei comendo. A tardezinha, fui comprar areia grossa, o pedreiro disse para deixar no carro que no dia seguinte ia tirar. Eu, fui tirar a areia que estava úmida e pesada, fazia muito calor seco, meu rosto ficou vermelho e comecei a perder sangue pelo nariz. Saía muito e resolvi ir para o Pronto Socorro, o médico de plantão queria me receitar sonífero!
Só depois que disse a ele que não preciso de sonífero para dormir, o que eu preciso no momento é de vitamina K, para parar o sangue, só então, ele receitou.
A minha empregada foi ao Pronto Socorro, que estava vermelha e com hipertensão, havia discutido com o pedreiro da casa vizinha que derrubou borras de cimento no meu quintal e não queria limpar.
Sabe o que o médico queria receitar? Diclofenaco sódico! Ele não serve para hipertensos, é antiinflamatório, analgésico e pode aumentar a pressão.
Estamos mal assistidos na área de saúde. É polêmico, o certo seria que cada um soubesse o essencial para se cuidar. Com essa de dizer, se eu ficar doente, o médico vai me cuidar, é um perigo! Tem tntos morrendo por imperícia médica, e outros padecendo o resto da vida, dizendo que ficou velho e doente, toma remédios de tarja preta e vermelha, sendo que poderia ter qualidade de vida se selecionasse os alimentos e mudasse um pouco seus hábitos!
Bem, acho que falei muito. Não dá para mudar o mundo!

Anônimo disse...

Pois bem, pode até não ser comprovado cientificamente por falta de interesse em pesquisar este assunto, mas posso garantir que tem funcionado com meu filho de 5 anos, o que me preocupa e não saber como surge este efeito de parar a tosse após a aplicação, gostaria de saber como age e quais seriam as complicações provaveis, pois meu filho é hepatopata e tenho medo que com o uso possa ocorrer alterações em sua função hepatica.

Anônimo disse...

Ioshiko Nobukini, concordo plenamente com você. Estou tentando estratégias para extrair uma pedra da vesícula, pois quando fui marcar a minha cirurgia com o gastro, ele me aterrorizou, só faltou me dizer, se você quiser fazer a cirurgia, vamos dar uma jeito de dar errado. Foi a primeira vez que tive pavor de médico, além de já ter ouvido testemunhos de injeÇões erradas para pacientes errados, que por atenção do enfermeito não terminoiu em óbito e outras e outras que temos visto na tv, tipo, a pessoa vai operar um joelho e operam o outro. É cada absurdo que começo a acreditar neste grupo que faz parte dos iluminates, que querem reduzir a população mundial, e qual o meio mais fácil para se fazer isso? Tenho feito uso de medicamentos naturais e tendo ótimos resultados, como você comentou, temos que aprender a nos cuidar, e pedir a DEUS que nos livre dos tais. Abraços...

Postar um comentário