terça-feira, 18 de maio de 2010

A Copa do Mundo e os animais

A Copa do Mundo está próxima e com ela os fogos de artifício, rojões, etc..

É importante que você saiba e leve ao conhecimento do maior número possível de pessoas sobre os danos que causamos aos animais ao usar pirotecnia, para que durante a Copa do Mundo eles não sofram. Nas festas de fim de ano vimos as consequências da infeliz pirotecnia: cachorros perdidos, atropelados, aturdidos e agonizando longe de seus guardiães - que nunca mais encontrarão.

Quando praticamos a pirotecnia, cachorros, gatos, cavalos sentem: palpitações, taquicardia, salivação, tremores, sensação de insuficiência respiratória, falta de ar, náuseas, atordoamento, sensação de irrealidade, perda de controle, medo de morrer.

Essas alterações provocam na conduta do animal tentativas descontroladas de escapar, incentivada pelo estado de pânico, podendo durar vários minutos e em casos severos podem variar de 1 a várias horas, dependendo do tempo que dure o estímulo (barulho provocado por fogos durante a Copa do Mundo).

Por isso, vamos estimular o uso constante e obrigatório de qualquer tipo de IDENTIFICAÇÃO ANIMAL.

O responsável pelo animal deve fazer uma plaqueta, colocar um pedaço de esparadrapo, escrever na coleira bem forte, o nome do animal e telefone para contato em caso de fuga inesperada!

Isso facilitará a localização do animal!

A quantidade de anúncios de animais desaparecidos é enorme e cada vez maior, todos sem identificação!

A fuga pode acontecer por muitos motivos: um descuido no portão, trovões, fêmeas no cio (quando o animal não está castrado!), maus-tratos, etc.

Daí a importância de todos os animais de estimação, usarem mesmo em casa, sempre, identificação fixada na coleira!

Enviado pelo Instituto Nina Rosa (www.institutoninarosa.org.br)

0 comentários:

Postar um comentário