terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estado ou estado, como escrever?

Diz o professor Claudio Moreno (http://wp.clicrbs.com.br/sualingua), que só deveríamos usar maiúsculas em Estado quando o vocábulo se referisse à instituição: “O homem sente-se sufocado pela presença do Estado“; “Em assuntos econômicos, ele defende o afastamento gradual do Estado“; “Para os pensadores anarquistas, o Estado é uma forma organizada de opressão”.

Por outro lado, as divisões administrativas de nosso país devem ficar com inicial minúscula: “o estado em que eu nasci faz fronteira com o Uruguai”, “o estado do Rio de Janeiro tem uma capital do mesmo nome”, “a falta de energia pode afetar todos os estados do Sul”.

Contudo, tem-se visto, principalmente em documentos oficiais e em linguagem jurídica, o uso da maiúscula sempre que o vocábulo se refere a uma das entidades jurídicas que compõem a federação brasileira: “O Estado da Bahia… “.

Se queres ficar em paz, em caso de dúvida usa a maiúscula, que ninguém vai reclamar, enquanto a minúscula (que, repito, é a forma correta) pode despertar contra ti a desconfiança de alguns... - diz ainda o professor.

Ocorre ainda que estado, com minúscula, também é substantivo que significa uma situação, condição, e há casos em que só a inicial maiúscula pode precisar o sentido da frase:

– Vive num estado deplorável. (também poderia ser "Vive num Estado deplorável", nesse caso com outro sentido);

– A ação de reparação de dano promovida por Almeida contra Seguros será julgada no estado em que se encontra. (na condição ou no Estado tal?);

– Um traçado encefalográfico reto é hoje, em muitos estados, a definição legal de morte. (em muitas situações ou em muitos Estados americanos?).

Conclusão: Pesquisei e concluí que persiste a dúvida apenas quando se trata de estado de uma federação; pode-se nesses casos iniciar com maiúscula ou minúscula; eu adoto o seguinte critério: se a frase admitir dupla interpretação (como nos exemplos acima), escrevo com maiúscula; senão, escrevo com minúscula.

1 comentários:

Anônimo disse...

Pense que pintou esta duvida aqui no trabalho e nao conseguimos decifrar

Postar um comentário