sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como evitar multa no semáforo

Recebi esse e-mail pela segunda vez.
Da primeira, desprezei, porque achei que não tinha fundamento.
Dessa, resolvi investigar...
Diz o seguinte:

"Motorista é uma terminologia dada a qualquer pessoa capaz de dirigir um veículo automotor, porém dentro desta definição estão inclusos os barbeiros, os domingueiros, os apressadinhos, os zelosos e outros que poderíamos perder um bom tempo tentando definir. Enfim, a patologia é vasta, mas uma coisa todos tem em comum: sempre levam multas em semáforos, principalmente por passarem no vermelho.

Como diria o comentarista esportivo: “a regra é clara”. No verde o cruzamento está liberado, no amarelo requer atenção (e pode-se seguir adiante **com atenção!**) e no vermelho devemos parar. Porém ainda fica aquela dúvida. Está no amarelo e será que dá tempo de passar? Freio e levo uma buzinada, ou pior, uma pancada na traseira ou acelero e tento passar sem ganhar uma (ou mais uma) multa? Que dúvida cruel…

É incrível a quantidade de motoristas que levam multas diariamente, simplesmente pelo fato de desconhecerem algumas informações básicas contidas nos semáforos. E fica parecendo loteria. Vou ou não vou? Aiii… Vai dar… Vixe! Tomei uma multa!

Na foto acima pode-se observar um caso típico de sinal que acabou de abrir. Porém, se observar melhor, verá que desde a faixa de pedestre há uma faixa contínua de alguns metros no sentido da via bem no meio das duas filas de carros. Alguém já notou isso?
Esta faixa tem uma importância muito grande, pois é ela que determina o tempo exato de você ser multado ou não ao passar no amarelo em um semáforo.

Em outras palavras, se você está chegando no semáforo e o sinal fica amarelo, mas você já “adentrou” na extensão desta faixa e esta no limite de velocidade permitido para a via, você conseguirá fazer o cruzamento sem ser multado, pois dará tempo tranquilamente.

Por outro lado, se você está chegando ao cruzamento e o sinal ficou amarelo e você ainda não chegou até esta faixa contínua, você deve frear, pois fatalmente não conseguirá atravessar e ficará vermelho antes de você realizar este procedimento.

Caso não tenha percebido, passe a olhar para esta faixa sempre que chegar em um semáforo e vai notar que elas tem comprimentos diferentes, pois levam em consideração a velocidade permitida para a via e o tempo de sinal amarelo daquele semáforo. Enfim, é um cálculo médio de um tempo precioso que te salva de “herdar” uma multa e alguns pontos em sua CNH.

Um detalhe: no Código de Trânsito Brasileiro não há informações sobre o assunto, porém as empresas responsáveis pelas faixas e construções de via, utilizam deste cálculo para construir esta faixa e também é passado para os alunos dos cursos de formação de condutores.
Espero que tenha ajudado aos colegas."

Enviado por Ernesto Herter em 13/01/2010.

É mais uma bobagem ! Outro hoax ! Mais uma mentira da Web !

E você, que acompanha o meu blog, mais uma vez vai ficar sabendo porque e cada vez menos vai acreditar nessas idiotices!

Primeiro: Qual o curso de formação de condutores que informa isso? Quem conhecer um, que comente nesta postagem! Que absurdo! Isso não consta no Código de Trânsito Brasileiro porque é invenção de algum maluco!

Aliás, o que consta no CTB é que a tal faixa contínua significa que naquele ponto você não pode mais alternar (mudar) de faixa; nada tem a ver com o tempo do farol amarelo, até porque, nos semáforos inteligentes o tempo muda de acordo com o horário do dia.

Cruzar essa faixa é passível de multa, assim como ultrapassar numa estrada com faixa contínua.

Segundo: O texto fala que você teria que estar no limite de velocidade da via. Se fosse verdade, toda e qualquer pessoa levaria multa, já que é difícil alguém estar no limite da via o tempo todo, ainda mais perto da passagem de pedestres.

Se isso fosse real, teria de constar do CTB, estabelecendo os limites e tudo mais, até porque, as distâncias dos cruzamentos mudam e o código permite que se ande até a metade do permitido na via, assim, para essa lenda ser real, o tempo teria de ser calculado não se passando no limite da via, mas a partir da metade desse limite.

E tem mais: O tempo para a parada total depende do modelo do veículo, do tipo de freio, das condições atmosféricas, do estado das pastilhas de freio e do reflexo do motorista.

Conclusão: O de sempre, é pura lenda! Não acredite em tudo que lê na Internet.
O correto mesmo é, na medida do possível, frear no semáforo amarelo, mas antes verificar se não tem um maluco colado na sua traseira, senão...

1 comentários:

Anônimo disse...

Bruno certa vez na esq. da E unidos com a sei o nome uma senhora parou o seu possante Galaxie e ficou ali.
Vermelho a velhinha ali!
Amarelo e a velhinha ali!
Verde e para minha surprêsa a velhina permaneceu ali!

Inerte, Imóvel!

Entrou novamente o vermelho e o próximo cilclo foi da mesma forma!

Não deu outra um show de businas e a velhinha ali, inerte, imóvel pois acxabara de sofrer um infarto do miocardio fulminante!

Moral da história: Nem semprea história tem uma moral!

Abs.

Manoel Ferreira

Postar um comentário