terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boa visibilidade sob forte chuva

Nunca um e-mail foi tão propagado quanto este.
Nos últimos meses, recebi no mínimo uns dez, variando um pouco no formato da mensagem, mas todos transmitiam a mesma ideia:
Usar óculos de sol em momentos de chuva forte torna a visibilidade à frente do seu parabrisa perfeitamente clara. É um milagre!

Transcrevo um deles aqui:
"Não sabemos por que é tão eficaz, mas basta tentar isso quando chove muito - Uma sugestão de um amigo policial que experimentou e confirmou. É útil, mesmo em condução noturna.

A maioria dos motoristas liga os limpadores de parabrisas em velocidade mais rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade na frente do parabrisa ainda é ruim.

No caso de você enfrentar uma situação deste tipo, tente os seus óculos de sol (qualquer modelo serve), é um milagre! De repente, a sua visibilidade na frente de seu pára-brisa é perfeitamente clara, como se não houvesse chuva.

Certifique-se de ter sempre um par de óculos de sol em seu carro para que possa ajudar a si mesmo em condução segura, com boa visão. Você também pode salvar a vida do seu amigo, compartilhando essa informação com ele / ela.

Tente você mesmo e compartilhe com seus amigos! Incrível! Você ainda vê as gotas no parabrisa, mas não a lâmina de chuva. Você pode ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.

Esta pequena dica devia ser incluída na formação do motorista. E realmente funciona."

Investiguei e encontrei a mesma mensagem em vários blogs.
O problema é que ninguém diz se testou a dica... todo mundo simplesmente publica, dizendo que é verdade!
Esperei quase dois meses e pesquisei na Web de novo... nada, ninguém ainda diz se testou.

E pra saber se é realmente verdade, fiz o teste!
E descobri que é verdade, mas parcialmente.
Funciona, mas só de dia. À noite, óculos escuros dificultam a visão, com ou sem chuva.

Encontrei uma explicação formulada por um profissional optometrista: é eficiente pois a pupila se abre em ambientes com pouca luz (colocando os óculos escuros) e você enxerga melhor (note que quando há falta de luz, num primeiro instante você não vê nada e depois a vista se adapta abrindo a pupila e você chega a ver melhor as imagens).

Além disso, a água no parabrisa e mesmo a água da chuva em queda refletem a luz do dia, ofuscando a sua visão.

Pois é... parecia mais uma mentira da web, mas dessa vez eu me enganei...

Faça você mesmo e teste e verá!

Enviado por vários amigos no final de 2009 e janeiro de 2010.

1 comentários:

Ted Holmes disse...

Bruno

De fato há uma certa eficiência no uso de óculos escuros durante a chuva, mas tem que ser um óculos de boa qualidade, como os óculos Ray Ban da Bauch & Lomb. Uso realmente quando estou dirigindo na chuva.

Outra dica sobre o uso de óculos, se dá quando você dirige a noite, principalmente em estradas, quando os veículos vindo no sentido contrário obscurecem sua vista com os faróis, tanto baixo como altos deixando-o cego por alguns segundos! A dica é a seguinte:
- Compre um óculos Ray Ban, também da Bauch & Lomb, de tonalidade AMARELA, aqueles usados pelos esquiadores na neve. Ao cruzar com outros veículos, em sentido contrário, numa estrada e a noite, a luminosidade dos faróis diminui, em pelo menos 50% e você não fica cego durante o transpassar daquele veículo. Uso constantemente em viagens noturnas. É muito eficiente.

Postar um comentário