domingo, 13 de dezembro de 2009

Advertência para o uso de baton

Recebi um e-mail em 10/12, com um anexo em forma de apresentação em Power Point falando sobre os perigos do uso dos batons.

A informação é de que algumas marcas de batom contêm chumbo, uma substância que supostamente lhes confere um maior poder de fixação, mas que aumenta o risco de câncer.

O mito

A mensagem original, alegadamente sustentada pela médica biomolecular Elizabeth Ayoub e que circula livremente na internet, incita todas as mulheres a divulgarem a informação de que grandes marcas de cosméticos incluem chumbo na composição dos batons (discriminando quais) e que o mesmo causa câncer.

Alerta ainda para o seguinte:

"Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior o risco de causar câncer. Fique atenta aos batons que supostamente têm uma fixação maior. Se o seu batom fixa mais, é devido ao alto nível de chumbo.

Eis um teste que você pode fazer:

1. Ponha algum batom na sua mão;

2. Com um anel de ouro, esfregue-o sobre este batom;

3. Se a cor do batom mudar para preto, então sabe que ele contém chumbo."
Enviado por José Arnaldo C. Campelo

Afinal, a mensagem merece algum tipo de credibilidade?

A verdade

Basicamente, trata-se de mensagem falsa e alarmista que, de acordo com Hipólito Aguiar, farmacêutico e docente universitário, contém várias as imprecisões que importa esclarecer:

1. O chumbo é um metal pesado mas nenhum estudo conclusivo o aponta como causa de câncer. É um poluente acumulável, cuja excessiva exposição pode causar anemia, doenças renais, saturnismo (intoxicação por chumbo), mas não câncer.

2. O chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, atualmente, o seu uso é extremamente restrito. O acetato de chumbo é ainda usado em tinturas para cabelo, mas em quantidades permitidas por lei (0-20 partes por milhão-ppm).

3. Não é o chumbo que confere maior poder de fixação ao batom. Para um batom ter maior pode de fixação, deve ter na sua constituição um filme fixante de etilcelulose, óleos essenciais e etanol (o efeito é devido ao derivado de celulose).

4. O teste sugerido não funciona para a afirmação do boato, pois o ouro (existente no anel) não reage com chumbo. Portanto, mesmo que houvesse chumbo na composição do batom, não ocorreria qualquer alteração de coloração.

5. A médica Elizabeth Ayoub afirma que nada tem a ver com a suposta descoberta. Diz ela: (...) Não sei porquê ou como isto foi divulgado. Jamais escrevi tal artigo... ajudem-me neste desmentido.

Fonte: http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/beleza/ver.html?id=896231

0 comentários:

Postar um comentário