terça-feira, 6 de outubro de 2009

Como fazer a bateria do notebook durar mais

Pesquisei vários sites e artigos que dão dicas de como se manter um tempo maior disponível para as cargas das baterias dos notebooks e ainda, para manter a vida delas mais longa.

Compilei todas as informações e acabei selecionando as dez dicas que mais me parecem corretas:

Aqui vão elas:

1) Os notebooks permitem ajustar o brilho da tela, que é uma das suas principais fontes de consumo; ajuste sempre que possível para o brilho mínimo; se precisar de mais brilho, não esqueça de retornar a configuração ao brilho mínimo depois;

2) Utilize e guarde as baterias do notebook sempre em temperatura ambiente. Temperaturas extremas podem prejudicá-las, causando perda irreversível de capacidade com o tempo. Portanto, diminua a exposição da bateria a condições extremas, como luz do sol direta ou interior abafado de um carro.

3) Desconecte ou desligue dispositivos externos que não estejam sendo utilizados. USB e PC-Card (PCMCIA) consomem bastante bateria. Se você usa um mouse externo ou outros dispositivos, remova-os para maximizar a bateria.

4) Ao fazer uma pausa, é melhor hibernar que deixar em espera ou suspender. Quando colocado em espera, o computador continua ligado e consumindo recursos e bateria. Se a pausa for bem pequena, tudo bem deixar em espera, mas se for superior a quinze minutos (para uma refeição, por exemplo) melhor mesmo é hibernar. Dessa forma o sistema vai salvar a sessão em uso e desligará totalmente.

5) Nas primeiras vezes do uso é sempre bom deixar as baterias descarregarem totalmente e depois carregá-las totalmente também. Esse procedimento informa a “memória” da bateria sobre o volume de carga que ela é capaz de absorver. Embora os fabricantes digam que isso não acontece mais, testes laboratoriais têm comprovado que o procedimento ainda é válido.

6) Se a bateria não for usada por mais de duas semanas, remova-a do notebook. Sempre que tiver uma tomada nas proximidades, retire a bateria e utilize a fonte de alimentação através do cabo. E se a bateria for inserida para recarga sem uso simultâneo do computador, ela terá uma tendência a ter uma vida mais longa.

7) Ajuste as opções de energia. A maioria dos notebooks fabricados nos últimos 2 anos, possui um aplicativo de gerenciamento avançado de energia. Pode-se por exemplo forçar o processador a trabalhar em uma frequência mais baixa, otimizar o uso do cooler que faz a refrigeração dos componenentes e até desabilitar algumas portas como LAN e mais. Para maximizar a durabilidade da bateria, diminua o máximo que puder o uso desses recursos.

8) Prefira arquivos gravados no disco rígido a arquivos em DVD, porque o consumo para manipular o HD ainda é menor que o drive de DVD.

9) Feche serviços e programas que não esteja usando: MSN Messenger, Yahoo Messenger, Google Desktop, Quicktime, Gerenciadores Wi-Fi e os aplicativos que não estejam sendo utilizados... só deixe ativo o essencial.

10) Uma tarefa por vez, não multi-tarefa. Quanto mais páginas, arquivos ou janelas utilizar, mais memória e processamento irá gastar, consequentemente mais bateria. Tente também não mover arquivos muito grandes, um grande vilão da bateria é o disco rígido.
Ouvir música e assistir vídeos que estão salvos no disco, enquanto usa a bateria também não é uma boa opção.

Seguindo essas dicas, você poderá ganhar poucos segundos... que poderão significar muito, dependendo da situação e das disponibilidades de acesso à energia elétrica.

0 comentários:

Postar um comentário