quinta-feira, 30 de julho de 2009

Informação sobre câncer peniano

Um dia desses fiquei sabendo sobre a morte do zelador do prédio onde mora minha irmã e sua família.
Causa: câncer no pênis, curiosamente uma doença que dificilmente ouvimos falar.
Coincidentemente, enquanto pesquisava sobre o assunto, recebi esse artigo e compartilho com vocês, por ser de interesse de todos:

Ao menos mil pênis são amputados por ano no Brasil em razão do câncer, revela levantamento da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), com base nos dados do DataSUS.
A entidade iniciou uma campanha de esclarecimento sobre a doença e a importância de o homem visitar um
urologista em todas as fases da vida.
Apesar de a maioria dos casos de tumor peniano do Brasil se concentrar em São Paulo (24,26%), os especialistas dizem que muitas das vítimas vêm das regiões Norte e Nordeste - que juntas respondem por mais de 50% dos
registros.
"Há mais casos em São Paulo por causa da migração e da facilidade de registro de doença aqui", diz o urologista Marcelo Wroclawski, do hospital Albert Einstein.

A doença, que representa 2% dos tumores nos homens, atinge principalmente os que têm mais de 40 anos (81,6%), brancos, de baixa renda e não circuncidados.
"É uma doença que não precisaria existir, uma das mais evitáveis do mundo. Ela praticamente não ocorre nos EUA e na Europa. Nossos números estão compatíveis com os de países da África, do Egito. É uma vergonha", afirma o urologista Aguinaldo Nardi, coordenador de campanhas públicas da SBU.
Os primeiros sintomas do câncer peniano são pequenas feridas que demoram muito para cicatrizar.
"Toda lesão no pênis que não sara no prazo de 15 dias deve ser vista por um médico. Na fase inicial, o
tratamento é muito simples, bastando tirar a lesão e o paciente fica curado", explica Nardi.
Nos casos mais avançados, o tumor pode pode evoluir atacando os canais linfáticos, o que pode ocasionar não só a amputação do pênis como também a dos membros inferiores.
Há pelo menos três fatores que predispõem o homem a desenvolver esse tipo de câncer: a falta de uma boa higiene do órgão genital, a fimose (que dificulta a limpeza do pênis) e as doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV.
"A relação entre HPV e câncer de pênis ainda é bastante controversa. O que se sabe é que alguns pacientes que têm câncer de pênis também têm HPV", diz Wroclawski.
De acordo com a literatura médica, de 30% a 50% dos casos de tumor são associados ao vírus.
Segundo Nardi, outro projeto da SBU é treinar médicos do Programa de Saúde da Família e de postos de saúde a identificar o câncer peniano mais precocemente, além de multiplicar as medidas preventivas.
"Os pais devem ensinar as crianças a higienizar o pênis. Os homens devem lavar o órgão diariamente e principalmente após relações sexuais."

Estudo
Ainda como parte da campanha, a SBU, em parceria com os patologistas do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, iniciaram um estudo inédito sobre o câncer de pênis.
Através de um mutirão com aproximadamente 500 cirurgias de fimose nas capitais das regiões Norte e Nordeste, colheram material para análise para verificar a existência de lesões pré-cancerosas.
O objetivo da pesquisa é analisar as causas da doença - por relação com HPV ou falta de higiene - e conhecer os tipos desse câncer.
Assim, fica mais fácil identificar o melhor tratamento para aquele tumor específico.
Segundo Nardi, há ainda poucos estudos no mundo sobre o câncer de pênis, sobretudo porque os países que realizam mais pesquisas registram raríssimos casos da doença.

Enviado por Valdir Toledo em 30/07/2009.

1 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se cancer de penis passa para a parceira

Postar um comentário