terça-feira, 2 de junho de 2009

A melancia

A melancia é originária da Índia e foi trazida para o Brasil, no século 17.
É uma planta rasteira, que se adapta melhor a clima quente e solos profundos. Pode ser semeada nos meses de abril e maio ou agosto e setembro.
A colheita se dá aproximadamente três meses após o plantio.
Mas, além de ser uma fruta de fácil cultivo, a melancia, de acordo com a revista "Vida e Saúde", é diurética e serve para hidratar o organismo, lavar o estômago e ainda facilita o trabalho dos intestinos.

PROPRIEDADES
A melancia contém fósforo, cálcio, Ferro, calorias, proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
Muito apreciada pelas pessoas por ser bastante refrescante, é melhor ser ingerida separadamente, pois  não combina com outros alimentos, sólidos e líquidos.
Segundo o livro "As Frutas na Medicina Doméstica", do pesquisador A. Balbach, a melancia é recomendada para combater uma série de distúrbios orgânicos.
Pelas suas propriedades diuréticas, é indicada nos caos de reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais. A água, que ela contém, provoca descargas de ácido úrico.

INDICAÇÕES
Através da água contida na fruta, os filtros renais são limpos, tendo um melhor funcionamento.
A melancia ainda atua lavando o estômago e os intestinos, evitando as prisões de ventre.
Para quem sofre de enfermidades das vias urinárias, é recomendado o suco de melancia, principalmente quando houver febre.
É também indicada a quem sofre de dores e gases intestinais, afecções das vias respiratórias, bronquites crônicas e catarros pulmonares.
Seu uso em abundância cura enfermidades ds pele. As sementes, se trituradas, aliviam as dores causadas por ferimentos.
As sementes tem o poder de dilatar os vasos capilares, reduzindo a hipertensão arterial.
A melancia é uma fruta que possui excelentes propriedades diuréticas, e por isso, é recomendada aos que tem problemas renais.
Uma de suas maiores qualidades é ser refrescante do sangue, e em razão disso, deve-se comê-la antes ou no intervalo das refeições e, nunca após, pois isto pode provocar digestão mais lenta pela enorme quantidade de água que contém.
Suas sementes, torradas e aplicadas sobre qualquer ferida acalmam a dor.
A melancia também é refrescante estomacal e, com um pouco de mel e limão, pode ser usada contra resfriados, catarros, excesso de bilis e o gosto amargo da boca.
Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas.
Seu período de safra é de novembro a junho.
100 gramas de melancia fornecem 22 calorias.

0 comentários:

Postar um comentário