segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fila nos bancos nunca mais !!!

Muito interessante ....

Vivi hoje, novamente, uma experiência que confirmou uma suspeita quando fui a um banco alguns dias atrás.

Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e quando vi o tamanho da fila, pensei: Vou ficar horas aqui dentro.
Foi quando lembrei-me de recente Lei que entrou em vigor na Capital paulista (e no Brasil), que regula o tempo máximo de espera em fila bancária.
Salvo engano, são 20 (vinte) minutos em dias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento de pensionistas do INSS.

Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse eu encaminharia o protocolo para a Prefeitura multar o banco.
Entrei na fila, e notei que de repente aquele apito que sinaliza caixa desocupado, começou a
tocar com maior frequência, e a fila foi diminuindo rapidamente.
Quando cheguei ao caixa e passei a ele o pagamento e o dinheiro, ele solicitou a senha, para
autenticar, e eu fiquei intrigado.
No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo???
Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei...
Foram 17 minutos de fila. Ótimo!!!
Eu esperava ficar mais de uma hora.

Achei que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.

Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa!
Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha.
Ele fazendo cara de bobo, perguntou... "-Que senha??? Não tem senha. Entre na fila."
Eu insisti e ele disse que não sabia de senha nenhuma...
Procurei nos caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: "Se necessitar senha, solicite ao caixa".
Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de bobo e disse "-Que senha?".
Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha.
Então eu exigi, "a senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...."
O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.
No início, continuou lenta, quase não andava.
De repente, o mesmo fenômeno:
Começou a apitar que não parava mais, e a fila foi rapidamente diminuindo.
Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que circulava por traz dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à pergunta dela de.."e aí?? Tudo bem??? O caixa respondeu: "-BELEZA"...

Matei a charada....
"BELEZA" foi a constatação que o caixa fez.
Fui atendido em 14 (quatorze) minutos. E a gerentona então deu um sinal que eu entendi, que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.

Bancos têm a quantidade suficiente de funcionários para atender dignamente ao público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, etc. etc., enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.

Este aqui não fica mais... Cada vez que entrar em um banco, seja na capital ou em qualquer outro município, eu peço a senha com o horário de entrada.
Vamos lutar por esse direito obtido!
Não sejamos bobos... Vamos pedir a senha.

DIVULGUE AOS SEUS AMIGOS!
VAMOS EXIGIR NOSSA SENHA!

Fila em Bancos, nunca mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou cliente do banco e procura perceber que de 30 em 30 minutos e banco mede a fila, os funcionários tem o proprio controle. Quanto a solicitação de uma senha para você é seu direito

Bruno G. Dinardi disse...

Pois bem... publiquei isso e um dia resolvi por em prática pra ver se funcionava...
Fui ao Banco do Brasil, agência Vieira de Carvalho, próxima à Praça da República, aqui em São Paulo.
Pedi a senha e me deram. Ninguém se preocupou com isso.
Maior muvuca, cinquenta minutos de fila.
Depois liguei para a prefeitura e depois de quase meia hora consegui falar com alguém que me deu informações de como entrar no site deles e registrar a reclamação.
Forneci dados da agência, do dia e hora da ocorrência e número do protocolo que existia na senha do banco.
Sabem qual foi a consequência?
Não aconteceu absolutamente nada!!!
Faz mais de um ano e ninguém ao menos me mandou um e-mail de resposta.
E eu acreditei...

Postar um comentário